ESG, Propósito e Empresas Future Ready: Desconexão ou Sinergia?

ESG, propósito e empresas future ready são conceitos que estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios. Mas o que eles significam e como se relacionam?

ESG

Tiago Borges

7/17/20233 min read

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, isto é, Ambiental, Social e Governança. Esses critérios avaliam as práticas das empresas em termos de sustentabilidade, responsabilidade social e ética corporativa.

Empresas que adotam o ESG visam criar valor tanto para acionistas quanto para stakeholders (partes interessadas), ou seja, todos os envolvidos direta ou indiretamente com o seu negócio, como colaboradores, clientes, fornecedores, comunidades, meio ambiente e sociedade em geral. O conhecimento de como criar valor é uma busca incessante para empresas que buscam ser adaptáveis às mudanças no mercado em que atuam.

O propósito de uma empresa é sua razão de ser, motivando e orientando suas ações. É o que diferencia uma empresa das demais e o que a conecta com os seus públicos de interesse. A seguir, é possível visualizar alguns exemplos.

Tomando a Apple como exemplo, é importante trazer um exemplo prático da aplicação do conceito do livro "Comece pelo Porquê" de Simon Sinek. A Apple é frequentemente citada por Sinek como tendo sucesso por começar com o "Porquê". O propósito da Apple não é simplesmente vender produtos eletrônicos, mas sim desafiar o status quo e oferecer aos usuários experiências inovadoras. Esse propósito inspira tanto os funcionários quanto os clientes, resultando em produtos icônicos e lealdade à marca.

Dessa forma, um propósito bem definido e comunicado contribui para que a empresa construa uma identidade forte, uma cultura organizacional alinhada e uma reputação positiva, além de estimular a cultura de inovação e colaboração nas empresas. No artigo ‘O que é o tal Future Ready’ (consulte neste link) fica claro que as empresas prontas para o futuro precisam estar alinhadas com alguns imperativos organizacionais. O primeiro deles é ‘assumir um posicionamento claro sobre o seu propósito (Take a stance on purpose)’, sobretudo no que se refere à criação de valor as partes interessadas.

Uma pesquisa da McKinsey realizada nos EUA revelou que 82% dos respondentes consideraram que o propósito organizacional é importante, mas apenas metade afirmou que o proposito direciona impactos práticos. Outra pesquisa conduzida pela Bain & Company, com o objetivo de desvendar o que os consumidores consideram valioso em uma marca, constatou que as marcas com um propósito bem definido recebem pontuações mais elevadas em termos de sustentabilidade. Além disso, elas proporcionam aproximadamente três vezes mais atributos valorizados pelos clientes, como design, apelo sensorial e exclusividade, em comparação com as marcas convencionais.

Diante desse contexto, as empresas Future Ready são aquelas que apresentam maior capacidade de adaptabilidade e prontidão organizacional em seus ecossistemas. São empresas que investem significativamente em tecnologia, em aprendizado contínuo e em desenvolvimento de competências essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração. São empresas que têm uma visão de longo prazo e que buscam gerar impacto positivo por intermédio da geração de valor às partes interessadas.

Portanto, a relação entre ESG, propósito e empresas preparadas para o futuro é FORTE. As organizações que desejam ser adaptáveis precisam ter um propósito bem definido e alinhado também com os critérios ESG. Isso implica dizer, sem hesitar, que as empresas não devem perseguir única e tão somente o lucro! O resultado é necessário, mas é consequência da geração de valor às partes interessadas, leia-se, algo a maios que só acionistas.

O mercado tem fornecido evidências de que o equilíbrio entre os aspectos financeiros e o impacto positivo para as partes interessadas, como clientes, sociedade, governo, reguladores e cadeia de suprimentos, gera resultados mais consistentes. Ao fazer isso, as empresas se tornam mais atrativas para os investidores.

Inevitavelmente, estamos falando de SINERGIA! Como prova disso, nossa próxima publicação explorará o impacto das metas ESG no desempenho das empresas. Os frutos dessa sinergia têm entregado resultados interessantes para as empresas que abraçam esses três pilares. Fique atento e não perca.💼🌿 #ESG #Sustentabilidade #Propósito #Futuro #Negócios"

Fontes:

Deloitte Digital Ethos | Releases para Imprensa | Deloitte Brasil: Acesse aqui

Marcas com propósito podem remodelar a indústria de bens de consumo | Bain & Company: Acesse aqui

Dove: Nossa Visão: Acesse aqui

The Body Shop: Propósito da Marca: Acesse aqui

Starbucks Brasil: Sobre a Starbucks: Acesse aqui

Tesla: Impacto: Acesse aqui

The Coca-Cola Company: Propósito e Visão: Acesse aqui

Estratégia de Marca da Apple | Brand Strategy Sarah: Acesse aqui